gustavo_siqueira27 de abril de 2023

Voltar

A

Introdução

A minha trajetória como desenvolvedor Front-end, apaixonado por tecnologia e arte!

Olá caro leitor, meu nome é Gustavo Siqueira e no momento em que escrevo esse post, estou com 32 anos. Em 2016, acabei caindo sem querer nessa estrada chamada "desenvolvimento fron-tend" e desde então tenho trabalhado em agências de publicidade, criando websites e portais para empresas de diversos segmentos. Nessa jornada, aprendi muito e enfrentei muitos desafios, então, decidi compartilhar um pouco dessa experiência aqui no meu blog pessoal.

Vida pessoal | profissional | acadêmica

A minha trajetória como desenvolvedor Front-end, apaixonado por tecnologia e arte!

Apesar de ter iniciado o bacharelado em Ciência da Computação na Universidade Cruzeiro do Sul, decidi suspender minha matrícula no segundo ano para me dedicar integralmente ao frontend. Basicamente, sou mais um desenvolvedor sem diploma e não me orgulho disso, mas foi um caminho que precisei trilhar na época.

Comecei a trabalhar muito cedo, por volta dos 12 anos de idade, ajudando em casa. Desde então, trabalhei com diversas coisas, desde office boy até recenseador do IBGE. Após terminar o colégio, não fui para a faculdade imediatamente e fiquei quatro anos trabalhando, já que não tinha condições financeiras de pagar um curso superior.

Quando tinha 22 anos, prestei vestibular na Fatec São Paulo para um curso tecnólogo chamado Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos. Até aquele momento, eu tinha o sonho de um dia me tornar engenheiro. No entanto, o choque de realidade após quatro anos longe dos estudos foi grande e como resultado, desisti do curso no segundo semestre.

Mais uma vez, fiz o ENEM e tentei uma bolsa para ingressar em Engenharia Eletrônica. Infelizmente ou felizmente, minha nota não foi suficiente e é basicamente aqui que começa minha história como desenvolvedor.

Com a nota que obtive no ENEM, eu consegui vaga apenas para o curso de Ciências da Computação com o Prouni. Eu literalmente não sabia o que iria estudar, mas sem pensar muito, apenas me inscrevi e segui em frente. Foi a partir dai que eu descobri de fato sobre o mundo da programação. Sendo sincero, eu odiava! Não entendia nada. As aulas de programação iniciais eram em Java (o que me ajudou a pegar um certo ranço dessa linguagem), fora outras matérias complexas que não entravam de jeito nenhum na minha cabeça. Depois de muito tempo me esforçando, finalmente apareceu a matéria que eu nunca esperei, mas que me entregou tudo: "Desenvolvimento Web". O tal do HTML5 e do CSS3 que naquela época ainda tinham um cheiro de novidade foi mágico para mim. Mesmo sabendo que aquilo não era programação, foi muito bom poder ver o que eu estava fazendo. E quando começamos a manipular o DOM, foi realmente sensacional. Decidi que era esse caminho que eu queria seguir nesse mundo maluco da programação. Desde então, estudei por fora enquanto ainda estava na faculdade e finalmente consegui meu primeiro estágio como Desenvolvedor Front-End. Foi extremamente desafiador, porque nada tinha a ver com o que aprendi na faculdade ou nos cursos. A realidade é sempre diferente e desafiadora, mas aprendi muito e segui em frente até encerrar minha matrícula e seguir me profissionalizando por conta própria.

Ao sair da faculdade, perdi meu estágio, mas em seguida consegui minha vaga como Desenvolvedor Front-end Jr. Naquele trabalho, desenvolvi sites em geral, tanto no código quanto em WordPress, e também criei temas exclusivos em WordPress do zero para alguns clientes. Foi uma época de muito aprendizado mesmo. Se eu trabalhasse com essa tecnologia/ferramenta novamente, teria que me atualizar e relembrar muita coisa. Depois de trabalhar com WordPress, consegui meu último trabalho como Desenvolvedor Front-end, onde entrei como Pleno e saí como Senior após quase 5 anos na empresa. Realmente amadureci muito profissionalmente, mas paguei um preço grande no fim. A empresa em questão de tecnologias ficou estagnada e, devido à altíssima demanda, não havia tempo para estudos de novas tecnologias e novas implementações. Basicamente foram quase 5 anos de programação legada. Quando saí, senti o peso do mercado evoluído. E aqui chegamos no meu momento atual, 5 meses estudando e me atualizando com React e NextJs, buscando uma realocação no mercado. Confesso que, mesmo com toda minha experiência, estou nervoso, principalmente com a situação atual do mercado onde ocorreu uma onda gigantesca de demissões pós pandemia. Mas ao mesmo tempo, estou animado para começar um novo desafio e uma nova estrada!

Habilidades Visuais e Paixão pela Arte

A minha trajetória como desenvolvedor Front-end, apaixonado por tecnologia e arte!

Além de ser um Desenvolvedor Front-end, também sou estudante do mundo 3D. Sou um artista de personagens 3D voltado para o mundo de colecionáveis. Mesmo não estando tão ativo atualmente, tenho uma grande paixão por esse hobby. Tenho estátuas modeladas, impressas e pintadas por mim mesmo em minha coleção pessoal. É um sentimento que é bem complexo de explicar. Eu realmente gosto muito e espero um dia ter mais tempo para evoluir essa paixão e desbravar um pouco mais desse mundo do 3D, que vai muito além de modelar personagens para estátuas colecionáveis!

Além disso, também sou guitarrista e vocalista e já toquei em algumas bandas. Atualmente, tenho uma banda cover chamada Breaking Box, que está pausada por questões de saúde do baterista. Mas, em resumo, somos um power trio que gosta muito de tocar rock dos anos 90/00 (Nirvana, Silverchair, Raimundos, Charlie Brown Jr, CPM22, Pixies, Bad Religion e diversas outras bandas que já passaram pelo nosso repertório).



Paixão pela Tecnologia e Aprendizado Contínuo

A minha trajetória como desenvolvedor Front-end, apaixonado por tecnologia e arte!

Apesar de não ter tido muito tempo para estudar nos últimos anos, tenho sido um entusiasta da tecnologia desde que me tornei desenvolvedor. Meu foco atual é me desenvolver ainda mais nas principais tecnologias do mercado, especialmente em Desenvolvimento Front-end, que é a área em que me identifico desde o início da minha carreira. Estou muito concentrado em meus estudos de React e NextJs, inclusive, meu site portfólio inteiro, incluindo este blog, foi desenvolvido usando NextJs. Estou muito orgulhoso deste site, porque pude aplicar tudo o que tenho aprendido nesses últimos 5 meses e estou satisfeito com o resultado. Certamente, haverá melhorias à medida que eu continuar evoluindo, mas por enquanto, continuarei seguindo um passo de cada vez para me tornar um profissional mais completo!

Muito obrigado por acompanhar um pouco da minha história até aqui. Gostaria de finalizar com uma frase que gosto muito do grande Steve Jobs:

"Stay hungry, Stay foolish".

Sempre devemos estar famintos por novos conhecimentos e não importa o quanto você saiba, seja um tolo e continue essa busca!

Grande abraço a todos!